Home / Destaque / Nossa Amizade

Nossa Amizade

Na última semana fomos sensibilizados pelo tema da amizade. Um amigo compartilhou um vídeo com uma exposição do historiador Leandro Karnal. Nele fazia referência a um importante pensador francês do século 16, Étienne de La Boétie, que dizia que a vida sem amigos verdadeiros é uma vida desperdiçada. Afirmava ainda que os maus não possuem amizade, apenas se temem mutuamente. Que amigos de verdade são poucos, que torcem pelo sucesso da gente e não pelo nosso infortúnio.

Por sermos seres sociais, vivendo no meio de tantas tristezas, de muitas alegrias, sempre desejamos que a existência nos presenteie com amigos. A amizade é uma das maiores conquistas de uma trajetória pessoal. A convivência com os amigos nos proporciona efeitos individuais de grande valor, que se desdobram na relação com as demais pessoas. Os amigos são capazes de lutar juntos e fazer com que sonhos se tornem realidade. Quando conseguem tornar seus sonhos pessoais realidade e quando buscam o bem comum, se vislumbra no horizonte uma sociedade mais justa, em construção, sobretudo quando sua história está recheada de lutas populares em favor da democracia e da justiça.

Os amigos sentem do mesmo jeito que a gente, sentimentos de valor pessoal, que não permitem que nos rebaixemos diante de julgamentos alheios. Como diz o velho ditado, “nada como o tempo”, o tempo da vindoura justiça, da verdadeira justiça, que devasta o olhar malicioso, moralista, interesseiro, que tenta desmerecer nossos propósitos. Leandro Karnal fala desta situação no final do vídeo. Se quer saber quem são seus verdadeiros amigos, conte um sucesso pessoal.

Étienne de La Boétie é, por esta razão, um dos melhores referenciais teóricos da filosofia política, já que vislumbra nas relações verdadeiras a base de toda boa convivência social. As animosidades políticas, artimanhas e arquiteturas de destruição, difamações, calúnias, não podem se constituir como formas de justiça. No final do tempo decorrido, vingará sempre a verdade. Em meio a uma onda crescente de valorização de contatos pelas redes sociais, mais do que o cotidiano das relações concretas, a amizade é essencial para que possamos reconhecer o outro e superarmos nosso egoísmo, nossa intolerância.

Ela se destaca como um atributo que permite realizarmos uma importante missão em nossa caminhada, a de fazer com que nossas relações sejam mais humanizadas, com que reconheçamos que a felicidade é um caminho, uma busca, que só pode ser alcançada na conexão entre a nossa individualidade e a partilha com o outro. Somos amigos faz alguns anos e essa amizade nos fortalece a cada dia.

Sobre José Renato Polli

Filósofo, Historiador e Pedagogo. Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação (FE-UNICAMP), Pós-doutor em Estudos Interdisciplinares (CEIS20-Universidade de Coimbra). Atualmente é Professor Adjunto Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Sorocaba e Professor Colaborador junto ao Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (PAIDEIA) e Editor Adjunto da Revista Filosofia e Educação (ambos da Faculdade de Educação da Unicamp). Editor responsável pela Editora Fibra e Consultor Educacional. Autor de 32 livros nas áreas de Filosofia, História e Educação, crônicas e literatura infanto-juvenil.

Check Also

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA: UM INTELECTUAL MILITANTE

Eu soube apenas na última semana que você havia adoecido. Meu compadre e seu amigo, …