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Razões da Esperança

Esperançar é condição fundamental para os educadores críticos. Como sempre sustentou Paulo Freire trata-se da razão mesma de nossa existência, condição ontológica fundamental. Não há como separar a vida de sonhos e esperanças, factíveis ou não. Nem sempre a realidade converge com nossas expectativas, mas continuamos esperançosos contra toda desesperança. Aprendemos com o tempo, que o mais importante reside na esperança, que nos move para realizar mudanças em nós, psíquicas e materiais. Ações e reflexões que empreendemos e podem nos ajudar no processo de aprimoramento, mesmo que ele seja sempre inacabado.

Perdoar, relevar, aceitar, perceber o sublime nos outros, valorizar a amizade e o companheirismo mais que os estereótipos culturais que nos são impostos quando o assunto é se sentir bem. Diria que, com o tempo, abdicar de toda racionalidade caduca, para perceber a fonte inesgotável de bondade e de energias positivas que existem no cosmo. Se estivermos um pouco atentos, capazes de pensar com mais calma, despojaremo-nos de nossos impulsos primários e talvez consigamos, mesmo com todos os condicionamentos e limites que a vida nos interpõe, ver além do que aparentemente nos faz bem.

Estamos rodeados de armadilhas psíquicas, orgânicas e ambientais. Esse tripé que nos desafia cotidianamente, nosso meio sociocultural e ambiental, as heranças psicológicas e genéticas e, consequentemente, os sintomas que nos acompanham, urge ser repensado na medida do possível. Não adianta recair na reprodução pura e simples do catastrofismo ambiental, como nos alerta Leonardo Boff, mas há uma estreita relação entre o que temos feito com a mãe terra e o que somos. A falta de unidade entre o etéreo – ou o élan vital, como dizem alguns filósofos – e a materialidade, implica em desdobramentos, lado a lado, na nossa vida concreta, corporal e espiritual.

Da loucura da existência sem freios aos anseios mais profundos de paz e harmonia, surgimos todos os dias, ao amanhecer, esperando que algo de novo possa acontecer para amenizar nosso tédio, nossa angústia e nosso sofrimento. Alguns de nós fazemos esforços gigantescos para equilibrar a razão com os sentimentos, sem o aprisionamento habitual dos racionalismos do mundo da pura ciência. E também nos embrenhamos na luta por não sucumbir ao puro sentimentalismo sem coerência cognitiva.

Nesta empreitada contínua, a esperança vai tecendo os fios de nossa existência e nos reerguemos, vez ou outra, altivos, olhar ao longe, sem a cabeça baixa, acreditando que há uma força que nos sustenta e que nos impulsiona vida adentro. É a esperança que nos espreita e que muitas vezes podemos classificar como a força divina que há em nós.

Sobre José Renato Polli

Filósofo, Historiador e Pedagogo. Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação (FE-UNICAMP), Pós-doutor em Estudos Interdisciplinares (CEIS20-Universidade de Coimbra). Atualmente é Professor Adjunto Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Sorocaba e Professor Colaborador junto ao Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (PAIDEIA) e Editor Adjunto da Revista Filosofia e Educação (ambos da Faculdade de Educação da Unicamp). Editor responsável pela Editora Fibra e Consultor Educacional. Autor de 32 livros nas áreas de Filosofia, História e Educação, crônicas e literatura infanto-juvenil.

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